Translate

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Universidade de São Paulo



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


USP
Universidade de São Paulo
Brasao USP.gif
LemaScientia Vinces (Vencerás pela Ciência)
Fundação25 de janeiro de 1934 (78 anos)
Tipo de instituiçãoPública, Estadual
Orçamento anualR$ 3 382 969 011,70 (Tesouro do Est. SP em 2010)
Docentes5 732
Total de estudantes88 261
Graduação56 998
Pós-graduação25 591
Reitor(a)João Grandino Rodas
Vice-reitor(a)Hélio Nogueira da Cruz
SedeSão Paulo (Cidade universitária Armando de Salles Oliveira)
Campi
EstadoBrasao Estado SaoPaulo Brasil.svg São Paulo
AfiliaçõesABRUEM,CRUB e RENEX
Página oficialwww.usp.br
USPlogo.png
Instituições de ensino superior do Brasil Flag of Brazil.svg
Universidade de São Paulo (USP) é uma das três universidades públicas mantidas pelo governo do estado de São Paulo, junto com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), no Brasil. É a maior universidade pública brasileira, bem como uma das universidades mais prestigiadas do país. A USP é uma das maiores instituições de ensino superior na América Latina, com aproximadamente 75.000 alunos matriculados. Ela tem onze campi, quatro deles em São Paulo(o campus principal é chamado Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, com uma área de 7 443 770 m²). Há campi nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e dois em São Carlos. A USP está envolvida no ensino, pesquisa e extensão universitária em todas as áreas do conhecimento.
Segundo o relatório mundial de 2012 (SIR World Report) da SCImago Institutions Rankings, a USP está classificada na 11ª posição mundial entre as 3.290 instituições de ensino e pesquisa internacionais classificadas. Em 2011-2012, o World University Rankings, publicado pela revista britânica Times Higher Education (THE), classificou a USP como a melhor universidade da América Latina, da Ibero-América e como a 178ª melhor do mundo.Em 2012, a THE também apontou a instituição como uma das 70 universidades com melhor reputação no planeta. De acordo com a Classificação Acadêmica das Universidades Mundiais (ARWU - sigla em inglês) de 2011, a USP está classificada entre as posições 102ª e 150ª entre as 500 universidades analisadas no mundo.Em 2012, a universidade foi classificada pelo ranking Webometrics Ranking of World Universities como a primeira da América Latina e a décima quinta do mundo em exposição na internet.
Entre as universidades públicas, é aquela com o maior número de vagas de graduação e de pós-graduação no Brasil, sendo responsável também pela formação do maior número de mestres e doutores do mundo,bem como responsável por metade de toda a produção científica do estado de São Paulo e mais de 25% da brasileira. Como o Brasil é responsável por cerca de 2% da produção mundial, pode-se dizer que a USP é responsável por 0,5% das pesquisas do mundo. Além disso, entre as pós-graduações no Brasil com conceitos 6 e 7 (os mais altos conceitos) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Capes, 25% estão na USP, chegando à porcentagem de 55% se considerado apenas o território paulista.
A contribuição da universidade para a história brasileira é bastante relevante: na instituição se formaram no ensino superior 12 dos 42 presidentes brasileiros,como o sociólogo Fernando Henrique Cardoso e o advogado Jânio Quadros - este último e outros dez apenas na Faculdade de Direito, que também formou 53 ministros na história do Supremo Tribunal Federal (STF) e cuja fundação precede em 108 anos a da própria universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário